DICA DO MÊS: QUAL PEDRA USAR NA MINHA BANCADA?

           Existem uma variedade de materiais para usar em bancadas de cozinha e banheiro, para facilitar vamos dividir em dois grupos: pedras naturais e pedras artificiais. Pedras naturais são Granitos, Mármores e Limestones, que são as mais frágeis e caras entre as pedras naturais.

          Granito é o material mais comum utilizado em bancadas por ser bastante resistente e geralmente também é o mais barato, possui diversas cores e aparência bastante manchada. Por ser mais poroso os Mármores são mais suscetíveis à manchas do que os granitos, sendo pouco indicado para bancadas de cozinhas, também possui desenhos e manchas em diversas cores.

Entre as pedras artificiais podemos citar o Silestone, que na verdade é uma pedra industrializada composta por quartzo, poliéster e pigmentos. O Silestone foi criado pela necessidade de poder utilizar uma pedra clara na cozinha sem ter o risco de manchar com o tempo de uso, atualmente possui uma variedade enorme de cores lisas e texturizadas, por ser industrializada e de alta resistência apresenta um custo alto. Outra opção entre as pedras artificiais é o uso de Porcelanato com impressão HD imitando mármores, resultando em uma bancada bastante resistente à manchas. Seu custo é bem baixo em relação às pedras naturais mas a desvantagem está na execução, por serem peças menores as bancadas apresentam emendas e também na dificuldade de serem produzidas, é necessário uma mão de obra de qualidade para um bom resultado. Por fim podemos citar o Corian, um material composto por resina acrílica e minerais naturais, por ser uma massa antes de secar permite a execução de bancadas em formatos diferentes e com cubas no mesmo material, existe em diversas cores mas também apresenta um custo elevado.

          Para escolher o material ideal é preciso analisar a necessidade e uso de cada espaço para prolongar a qualidade e beleza da sua bancada.

Letícia Porto Arquitetura - Guaranésia, MG

  • Black Facebook Icon