PLANTAS NO DESIGN DE INTERIORES

               Não é segredo para ninguém que plantas ornamentais trazem vida e aconchego para os espaços externos, mas isso também pode acontecer nos interiores da edificação. Para quem mora em apartamentos ou casas sem grandes quintais externos essa é uma solução para manter um contato maior com a natureza, além da beleza, o uso de plantas ornamentais naturais na decoração do interior deixa o ambiente mais fresco e umidificado.

               Existe uma quantidade enorme de plantas ornamentais que são utilizadas no design de interiores, com diferentes cores, texturas, tamanhos e cuidados o que facilita na escolha da espécie que mais se encaixe com seu ambiente e rotina. O importante é escolher espécies que adaptem à sombra ou meia sombra, pois espaços internos normalmente não recebem grandes quantidades de luz direta do sol. Outra dica interessante é utilizar composições de vasos com diferentes alturas e diâmetros em espaços mais amplos e parede verde ou vaso único em ambientes menores. Atualmente existe várias maneiras de execução para paredes verdes, as mais comuns são utilizando diversos vasos presos na parede ou com o uso de uma espécie de estrutura cerâmica desenvolvida para plantar as vegetações sem qualquer risco de infiltração nas paredes, as regas podem ser totalmente automatizadas.

               Uma ideia errada que muitas pessoas tem é que plantas dentro de casa podem fazer mal pois eliminam gás carbônico, principalmente no período noturno, mas a quantidade desse gás é tão pequena que se torna insignificante comparado com a quantidade que nós mesmos eliminamos. As plantas no interior das edificações proporcionam diversos benefícios como: redução do stress, melhora a qualidade do ar com a retenção de poluentes, bem-estar psicológico.

               Conheça algumas espécies utilizadas no design de interiores:

  • Arbustos e Folhagens: Árvore da Felicidade, Aglaonema, Cheflera, Lírio da Paz, Comigo ninguém pode, Pacová, Cavalinha, Clorofito, Filodendro Brasil, Lança de São Jorge, Espada de São Jorge, Dracena e Samambaias,

  • Palmeiras: Areca Bambú, Palmeira-leque, Palmeira Raphis, Pata de Elefante e Pau d’água.

  • Flores: Antúrio, Bromélias, Begônia, Flor de Maio, Orquídeas, Peixinho e Violetas.

  • Cactos e Suculentas: Babosa, Echeveria e Jade.

  • Forrações: Hedera, Jibóia, Clorófito e Grama Preta.

Letícia Porto Arquitetura - Guaranésia, MG

  • Black Facebook Icon