PISO VINÍLICO OU LAMINADO? QUAL USAR?

              A primeira dúvida que ocorre na hora de construir ou reformar é sobre qual o tipo de revestimento utilizar. É mais comum utilizar pisos frios como cerâmicos e porcelanatos, por serem mais fáceis de encontrar e possuírem diversas variedades de tamanhos, padrões e preços, mas em muitos casos as pessoas preferem revestimentos que trazem mais aconchego aos espaços de permanência como quartos e salas optando pelo uso da madeira. Mas a madeira natural requer muita manutenção e cuidados diários, por esse motivo o uso de pisos Vinílicos e Laminados vem ganhando espaço nas residências, mas você sabe a diferença de cada material?

               A primeira diferença está na composição, o Vinílico é feito com PVC e possui diversos formatos como réguas, placas ou mantas. O Laminado é composto por camadas de materiais derivados da madeira e recebe uma estampa decorativa com acabamento de resina na última camada, são feitos em réguas e podem ser instalados com cola ou através de encaixes. Na hora da instalação os materiais também possuem diferenças, para o Vinílico o contra piso necessita estar limpo, seco e rigorosamente nivelado (recomenda-se a aplicação de uma massa niveladora). Já o laminado aceita um contra piso com pequenas variações mas é preciso deixar um espaço de dilatação entre as peças e a parede, sua instalação é mais rápida. Em ambos os casos é necessário contratar um instalador com experiência para avaliar.

               Na hora da limpeza é importante atentar ao cuidado de cada piso, no Vinilico deve ser feita com vassoura de pelos ou cerdas macias e rodo com pano umedecido, para uma limpeza mais profunda pode utilizar água e sabão neutro mas esse piso não pode ser submerso. Já o piso laminado pode ser limpo com vassouras de cerdas macias ou aspirador de pó (com bocal correto, rodinhas) e pano úmido com sabão neutro ou cera para laminados, manchas podem ser removidas com álcool ou detergente.

               Após ler sobre algumas diferenças vamos às vantagens de cada tipo: O piso vinílico é capaz de reduzir ruídos de passos e deixa o ambiente com uma temperatura mais agradável pois ajuda na conservação do clima, seu material é resistente a manchas e é antialérgico, possuem uma variedade enorme de estampas e algumas imitam madeira ou cimento queimado. O Laminado, além da facilidade de instalação, pode ser desmontado e reaproveitado em outro ambiente em casos de mudança, também é antirruído e altamente durável. Já nas desvantagens do piso Vinílico está a facilidade de riscos e sua cor pode desbotar com o sol. As desvantagens do Laminado são a propagação do som caso não instale corretamente a manta acústica no contra piso e não pode ser recomendado para quem tem animais de estimação pois escorregam com frequência e não são resistentes à agua, qualquer líquido precisa ser seco imediatamente.

               Depois de conhecer as diferenças, prós e contras é hora de escolher o piso que mais atende suas necessidades e seu gosto pessoal.

Letícia Porto Arquitetura - Guaranésia, MG

  • Black Facebook Icon