O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE CONTRATAR UM ARQUITETO?

          Contratar um arquiteto custa de 5% a 10% do valor total gasto na obra, bem abaixo do que muitos imaginam e sua ausência pode gerar um desperdício de 30%.

          Construir e reformar com arquitetos e urbanistas sempre valoriza o imóvel e proporciona mais conforto. O profissional planeja toda a atividade, gerenciando a equipe e fornecedores, além de estipular prazos, quantidades de materiais e custos para evitar surpresas desagradáveis.

          O ideal é escolher o mesmo profissional para fazer o projeto e acompanhar a obra, evitando complicações e desentendimentos ao longo do processo, para isso você deve exigir dele uma proposta de serviço. É importante que o profissional visite periodicamente a obra. Por isso é essencial firmar um contrato antes do início do projeto, pois nesse documento devem constar os aspectos jurídicos, tais como direitos, deveres e responsabilidades, ficando claras para ambas as partes.

          Após a assinatura do contrato o arquiteto deve reunir um documento com o levantamento detalhado do local e todas as necessidades do cliente, para isso é necessário que o cliente exponha todos os seus objetivos para o projeto, permitindo que o profissional apresente estudos para solucionar o que foi pedido. A primeira etapa é o Estudo Preliminar, o primeiro estudo da configuração do espaço projetado que deve ser passado de forma clara ao cliente, após a aprovação é feito o Anteprojeto, com as soluções do que foi proposto anteriormente, quando aprovado, ambas as partes assumem o compromisso de cumprir com o que foi definido. A etapa final do projeto é a elaboração do              Projeto Executivo com todos os detalhes necessários para a execução do mesmo, podendo assim iniciar a obra.

          Com essas informações é possível realizar sua obra dos sonhos sem preocupações, evitando retrabalho e desperdício.

Letícia Porto Arquitetura - Guaranésia, MG

  • Black Facebook Icon