MORO DE ALUGUEL, COMO POSSO DECORAR? 

               Essa é a duvida da muitas pessoas, pois não pode fazer mudanças radicais no seu lar. Mas eu tenho uma surpresa, a Arquitetura também é para você! E na coluna de hoje vamos dar dicas de como deixar sua casa ou apartamento do jeitinho que você sempre sonhou e sem precisar gastar muito, afinal, você passa boa parte do seu tempo nesse lugar e é importante “sentir-se em casa”.

          1. Comece pelas paredes!

 

          Não estamos falando na estrutura, mas sim do uso de texturas, cores, papeis ou adesivos de parede, prateleiras e adornos como quadros e fotografias. Essa modificação é facilmente revertida na hora de devolver o imóvel, basta passar massa corrida e uma boa pintura branca, mas caso você não poder furar nem pintar a parede basta criar um mural de fotos coladas.

          2. Invista em móveis soltos!

          Móveis planejados geralmente são mais caros e não vale a pena investir essa quantia, você não pode ter certeza se ele vai encaixar em outro lugar caso se mude. Pense na função de cada móvel, por exemplo, se sua casa for pequena é uma boa opção optar por um sofá cama na sala para poder receber amigos ou familiares durante a noite ou mesinhas com portas e gavetas para guardar alguns objetos. Outra dica é utilizar puffs para acrescentar lugares na sua mesa de jantar quando for juntar os amigos, esses são facilmente guardados em baixo de um aparador. Na cozinha é possível trocar os armários planejados em baixo da pia por cortinas.

          3. Iluminação é tudo!

          A maioria das casas e apartamentos de aluguel tem uma iluminação bem simples, apenas um ponto central em casa cômodo e com lâmpadas brancas. Essa iluminação é bem útil para realizar as tarefas diárias, mas deixa a desejar na questão conforto em alguns momentos, principalmente na hora do sono! Para que possamos relaxar é necessária uma luz mais amarelada que também é interessante em salas de jantar ou televisão. Para isso não é necessário embutir as novas luzes ou mexer em toda a fiação da casa, você consegue esses efeitos com novas luminárias ou lustres, arandelas nas paredes e até mesmo pisca-pisca amarelos que podem ser pendurados de várias formas. Caso precise criar novos pontos você pode deixar a fiação aparente com o uso de canaletas metálicas que estão super em alta na decoração moderna.

          4. Atenção especial com os detalhes!

 

          Que tal trocar as maçanetas e espelhos de luz ou tomadas? Você vai perceber como esse pequeno detalhe fará uma diferença enorme com um custo mínimo. Janelas feias e desgastadas? Uma cortina resolve! Além de esconder a janela vai compor a decoração do ambiente, aposte em um tecido leve para permitir a passagem da iluminação natural. Já para o piso gasto, caso não consiga investir em pisos vinílicos autocolantes, um tapete é a solução e de quebra trás aconchego ao ambiente.

Letícia Porto Arquitetura - Guaranésia, MG

  • Black Facebook Icon