HOME OFFICE: TENDÊNCIA E FUNCIONALIDADE

           O home office, ou escritório em casa, vem ganhando cada vez mais o desejo das pessoas com a crescente popularidade dos trabalhos realizados à distância, via internet e também para ter um espaço confortável para estudar ou realizar tarefas fora do horário de expediente ou nos finais de semana. Por ser um local destinado à tarefas que requerem concentração a organização desse espaço vai muito além da parte estética, porém uma decoração bonita é sempre estimuladora e proporciona um prazer de permanecer no ambiente.

           O primeiro passo é definir o local mais apropriado para a instalação de um home office. Caso ainda não tenha elaborado a planta da sua casa o ideal é que destine um local isolado, afastado das áreas de lazer como salas ou cozinha. Se sua residência já está construída você pode aproveitar o quarto de hóspedes para criar um ambiente multifuncional. Em último caso, se não possui cômodos sobrando, é possível aproveitar algum espaço na sala de TV ou quarto para criar seu home office, mas tenha em mente que poderão haver distrações durante seu horário de trabalho ou estudo. Outro ponto importante para a escolha do espaço é a iluminação! Quanto mais luz natural mais confortável será o ambiente, além de auxiliar na execução das tarefas ela proporcional sensação de bem estar, aumenta a produtividade, reduz o cansaço, reduz a fadiga visual, regula o sono, opte por varandas ou janelas grandes.

            Depois de definido o espaço veja as dicas para melhorar ainda mais seu Home Office:

  • Iluminação artificial: a iluminação geral do ambiente deve vir de cima e preferencialmente atrás do monitor do computador para evitar reflexos. Para melhorar ainda mais é necessário uma iluminação focada em cima da mesa de tarefas, como luminárias de mesas ou fitas/spots embutidos em prateleiras.

  • A cadeira ideal: a cadeira é um item de destaque na decoração do ambiente, mas não deve ser escolhida apenas pelo design pois é nela que você permanecerá boa parte do seu dia. Invista em uma cadeira confortável, ergonômica, preferencialmente estofado e com altura regulável para que sua coluna fique reta e os olhos fiquem centralizados na tela do computador.

  • Escolha a mesa: primeiro é necessário levar em conta o tipo de atividade será realizada para definir o tamanho da mesa. Algumas dicas são importantes para evitar desconforto na hora de realizar suas tarefas como deixar o monitor na altura dos olhos e com uma distância de no mínimo um braço e a mesa deve ter no mínimo 70 cm de profundidade, sua altura deve variar de 75 a 80 cm. Para apenas uma pessoa é necessário que tenha pelo menos 1,20 m, considerando 80 cm para a pessoa se movimentar e 40 cm para um gaveteiro. Mesas de canto (em L) é uma alternativa para economizar espaço.

  • Mobiliário: móveis claros e encostados na parede dão uma maior sensação de amplitude ao local, ideal para ambientes pequenos. Moveis planejados são ideais pois otimizam o espaço e mantem seu escritório organizado.

  • Organizadores móveis: porta trecos, gaveteiros com rodinhas, arquivos caixas e cestos são opções para organizar seus papéis e objetos pequenos de forma que não ocupem muito espaço e permitem uma rápida mudança de lugar quando necessário.

  • Prefira cores neutras: Tons vibrantes trazem uma sensação de agitação e pode ficar cansativo, atrapalhar na concentração e causar irritações. Por serem mais reflexivos podem destorcer alguns tons, problema para quem trabalha com cores e elementos gráficos. Cores terrosas (marrom, bege) indicam estabilidade e foco e em tonalidades mais claras são coringas e não enjoam.

  • Toque pessoal: você gosta de ler, praticar algum esporte ou tocar algum instrumento? Leve isso para a decoração do seu espaço colocando em destaque nas prateleiras ou nichos.

  • Organização é fundamental: parede lousa além de legal esteticamente pode ser útil na organização das suas tarefes diárias, mural de avisos também é uma opção.

  • Plantas na decoração: diminuição do estresse, melhora na produtividade e humor, auxilia na umidade do ar são algumas das vantagem de usar plantas naturais como decoração.

Letícia Porto Arquitetura - Guaranésia, MG

  • Black Facebook Icon