DECORANDO A COZINHA

          A cozinha é, quase sempre, o cômodo preferido da casa, seja para cozinhar ou simplesmente reunir os amigos e parentes. Mas o sonho de grandes cozinhas planejadas pode estar distante e nem sempre cabe no orçamento atual. Por isso resolvi dar dicas de como você pode “dar um up” na sua cozinha sem gastar absurdos com isso!

  • Aproveitando o layout e estrutura da sua cozinha: priorize por aproveitar os pontos hidráulicos e elétricos já existentes, pois o deslocamento desses pontos deixará sua reforma mais cara.

  • Mudança nos revestimentos: a retirada dos revestimentos é uma das etapas mais caras de uma reforma e causa muita sujeira. As soluções para economizar são: pastilhas e ladrilhos adesivos, darão uma nova cara para sua cozinha e por ser feitos de materiais resinados podem ser lavados (lembre-se de conferir as especificações do produto) ou pintura sobre a cerâmica existente, você pode também cobrir os rejuntes para dar aparência de alvenaria comum, para isso basta utilizar massa acrílica.

  • Aposte na funcionalidade: uma cozinha precisa ser totalmente funcional com áreas mínimas de circulações e móveis com dimensões confortáveis. Além disso, deve atender aos serviços básicos e por isso necessita de espaço adequado para a bancada da pia, fogão e geladeira.

  • Móvel novinho sem gastar muito: se sua cozinha já possui armários mas está precisando de uma repaginada, papel adesivo e novos puxadores pode ser a solução! Você pode investir em um papel adesivo liso e criar padrões geométricos, puxadores modernos e até mesmo colorido. Só depende do seu estilo e criatividade.

  • Móveis de alvenaria: caso sua cozinha ainda não possua armários, uma ideia é criar prateleiras em alvenaria. Além de estar na moda, são bem mais baratos que móveis planejados e você pode deixar os utensílios a mostra ou fechar com portas de madeira, alumínio ou com uma cortina moderninha.

  • Invista em prateleiras: além de aumentar o espaço de armazenamento de sua cozinha, as prateleiras podem ser elementos decorativos. Você pode reutilizar caixotes de feira ou tábua de pinus, que é bem mais em conta. Para fixar as prateleiras você pode utilizar mãos francesas (tradicionais ou mais elaboradas), ganchos, correntes ou fixa-las direto na alvenaria caso não coloque objetos pesados.

  • Composição de cadeiras: cadeiras diferentes e coloridas podem dar uma dar uma nova cara para a sua cozinha. Uma dica é garimpar modelos antigos e diferentes em lojas de móveis usados e mesclar com modelos mais novos e modernos.

  • Destaque para uma parede: um revestimento diferente, marcenaria colorida, nichos, quadros ou adesivos. Essa parede irá mudar totalmente a identidade do ambiente, você pode escolher a parede de fundo da sua mesa de jantar por exemplo.

  • Iluminação é tudo: uma mudança nas luminárias já causa uma diferença enorme na percepção do espaço, trilhos são a sensação do momento! Caso sua cozinha possua forro de gesso você pode criar novos pontos de iluminação com spots.

  • Capriche nos detalhes: deixar os utensílios à mostra dão um charme ao ambiente, mas para isso você precisa se atentar à organização e investir em objetos bonitos também farão uma enorme diferença. Panelas bonitas, panos de pratos charmosos, louças diferentes, potes são exemplos que podem compor sua decoração.

Letícia Porto Arquitetura - Guaranésia, MG

  • Black Facebook Icon