

DECORANDO A COZINHA
A cozinha é, quase sempre, o cômodo preferido da casa, seja para cozinhar ou simplesmente reunir os amigos e parentes. Mas o sonho de grandes cozinhas planejadas pode estar distante e nem sempre cabe no orçamento atual. Por isso resolvi dar dicas de como você pode “dar um up” na sua cozinha sem gastar absurdos com isso!
-
Aproveitando o layout e estrutura da sua cozinha: priorize por aproveitar os pontos hidráulicos e elétricos já existentes, pois o deslocamento desses pontos deixará sua reforma mais cara.
-
Mudança nos revestimentos: a retirada dos revestimentos é uma das etapas mais caras de uma reforma e causa muita sujeira. As soluções para economizar são: pastilhas e ladrilhos adesivos, darão uma nova cara para sua cozinha e por ser feitos de materiais resinados podem ser lavados (lembre-se de conferir as especificações do produto) ou pintura sobre a cerâmica existente, você pode também cobrir os rejuntes para dar aparência de alvenaria comum, para isso basta utilizar massa acrílica.
-
Aposte na funcionalidade: uma cozinha precisa ser totalmente funcional com áreas mínimas de circulações e móveis com dimensões confortáveis. Além disso, deve atender aos serviços básicos e por isso necessita de espaço adequado para a bancada da pia, fogão e geladeira.
-
Móvel novinho sem gastar muito: se sua cozinha já possui armários mas está precisando de uma repaginada, papel adesivo e novos puxadores pode ser a solução! Você pode investir em um papel adesivo liso e criar padrões geométricos, puxadores modernos e até mesmo colorido. Só depende do seu estilo e criatividade.
-
Móveis de alvenaria: caso sua cozinha ainda não possua armários, uma ideia é criar prateleiras em alvenaria. Além de estar na moda, são bem mais baratos que móveis planejados e você pode deixar os utensílios a mostra ou fechar com portas de madeira, alumínio ou com uma cortina moderninha.
-
Invista em prateleiras: além de aumentar o espaço de armazenamento de sua cozinha, as prateleiras podem ser elementos decorativos. Você pode reutilizar caixotes de feira ou tábua de pinus, que é bem mais em conta. Para fixar as prateleiras você pode utilizar mãos francesas (tradicionais ou mais elaboradas), ganchos, correntes ou fixa-las direto na alvenaria caso não coloque objetos pesados.
-
Composição de cadeiras: cadeiras diferentes e coloridas podem dar uma dar uma nova cara para a sua cozinha. Uma dica é garimpar modelos antigos e diferentes em lojas de móveis usados e mesclar com modelos mais novos e modernos.
-
Destaque para uma parede: um revestimento diferente, marcenaria colorida, nichos, quadros ou adesivos. Essa parede irá mudar totalmente a identidade do ambiente, você pode escolher a parede de fundo da sua mesa de jantar por exemplo.
-
Iluminação é tudo: uma mudança nas luminárias já causa uma diferença enorme na percepção do espaço, trilhos são a sensação do momento! Caso sua cozinha possua forro de gesso você pode criar novos pontos de iluminação com spots.
-
Capriche nos detalhes: deixar os utensílios à mostra dão um charme ao ambiente, mas para isso você precisa se atentar à organização e investir em objetos bonitos também farão uma enorme diferença. Panelas bonitas, panos de pratos charmosos, louças diferentes, potes são exemplos que podem compor sua decoração.
