CERÂMICA OU PORCELANATO? VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

              A principal diferença entre os dois materiais está no processo de fabricação e matéria prima. O porcelanato possui um processo de fabricação mais tecnológico e tecnicamente superior ao cerâmico, o que proporciona um produto com maior resistência mecânica e baixa porosidade (não corre o risco de manchar), na sua composição possui materiais nobres (rochosos) e são queimados a altas temperaturas, superiores a 1200ºC. Já o revestimento cerâmico é composto por uma mistura de argilas prensadas e queimadas a aproximadamente 850ºC, quanto maior a temperatura de queima, maior a resistência do material, fazendo com que o porcelanato seja mais resistente e durável do que a cerâmica. Depois de seco ambos os produtos recebem esmaltes como forma de acabamento e decoração. Alguns porcelanatos chamados de técnicos ou massa única não são pintados pois possuem a cor final já em sua composição, diminuindo defeitos perceptíveis na peça em caso de pequenas trincas no transporte ou instalação e possuem índice de absorção menores do que os porcelanatos esmaltados. Os porcelanatos podem também ser divididos em grupos de acordo com o tipo de acabamento: acetinatos, semi polidos ou polidos, esse último possui maior brilho e com isso são mais suscetíveis à manchas, o polimento pode causar micro porosidades na peça, e são mais escorregadios. Existem também os porcelanatos mais rústicos, ideais para áreas externas pois possuem maior resistência ao escorregamento mas são mais difíceis de limpar.

               Quanto à estética os porcelanatos costumam ganhar a preferência dos consumidores pois apresentam um visual mais homogêneo e sofisticado, na versão polida seu brilho tem destaque. Outro ponto positivo do porcelanato é a versatilidade de imitar outros materiais como madeiras e mármores, o cerâmico na maioria das vezes não alcança a mesma similaridade na aparência com o material original. Por outro lado existem cerâmicas artesanais com acabamentos charmosos que dão um toque único ao seu ambiente. Revestimentos cerâmicos ou porcelanatos com peças retificadas possuem rejuntes, espaçamento entre as peças, mais estreitos do que as chamadas bold ou tradicionais.

               Uma dica importantíssima na hora de escolher o revestimento ideal para o seu ambiente é checar a especificação correta do fabricante, cada peça é ideal para um tipo de local, pisos de ambientes internos, externos, paredes internas, externas, alto, médio ou baixo fluxo. Seguindo as orientações do fabricante e instalando o revestimento corretamente você não terá problemas com o material escolhido. O porcelanato é conhecido por ser mais caro do que os revestimentos cerâmicos, isso acontece por sua resistência ser maior, mas atualmente existem opções com preços mais acessíveis no mercado.

Letícia Porto Arquitetura - Guaranésia, MG

  • Black Facebook Icon