VOCÊ SABE O QUE É UM PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES?

Um projeto de Arquitetura de Interiores é aquele que proporciona algum tipo de intervenção em ambientes internos de uma edificação, podendo também abranger áreas externas que possuem alguma relação com o interior, como varandas. O projeto de Interiores feito por arquitetos buscam aliar a forma de uso do espaço com a função de mobiliários e equipamentos, sempre adequando as proporções de cada usuário. Esta intervenção pode ou não alterar a concepção arquitetônica original da construção, como instalações elétricas e hidráulicas, estrutural, acabamentos, luminotécnico, cores, acabamentos e mobiliários. Um projeto de Arquitetura de Interiores não busca apenas melhorias nas questões estéticas, mas também proporcionam melhorias na climatização, conforto e segurança de um ambiente.

               Muitos não sabem qual a diferença entre um projeto de Arquitetura de Interiores e um projeto de Decoração, de acordo com a Resolução Federal do CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) nº 76/2014 “decoração é um simples arranjo do espaço interno criado pela disposição de mobiliário não fixo, obras de arte, cortinas e outros objetos de pequenas dimensões, sem alteração no espaço arquitetônico original, sem modificações na estrutura, adição ou retirada de paredes, forro, piso, e que também não implique na parte externa da edificação”, um projeto de Arquitetura de Interiores só pode ser feito por Arquitetos registrados no CAU, pois se trada de uma atividade regulamentada por Lei.

               O projeto de Arquitetura de Interiores vai muito além de imagens de maquetes eletrônicas, é determinado um conteúdo mínimo de apresentação e entrega para o cliente que é dividido em etapas:

  • Estudo Preliminar (EP), é a definição inicial do projeto;

  • Anteprojeto (AP), etapa destinada para informações mais técnicas do projeto;

  • E por último Projeto Executivo (PE), representação final do projeto, contendo todas as informações definitivas necessárias para a contratação e execução de todos os serviços necessários. São entregues desenhos técnicos (plantas, cortes, elevações, detalhamentos, maquetes eletrônicas) e memorial descritivo do projeto.

Vale reforçar que um projeto de Arquitetura de Interiores não é luxo, pois não prioriza apenas a função estética do local e sim qualidade de vida, adequando o espaço às necessidades de seu usuário proporcionando maior conforto para executar ações básicas do dia a dia. Para saber mais sobre o projeto de Arquitetura de Interiores e outros serviços prestados por arquitetos continue acompanhando nossas postagens no blog e redes sociais.

Letícia Porto Arquitetura - Guaranésia, MG

  • Black Facebook Icon